terça-feira, 15 de maio de 2012

REGULAMENTO - 2º ARRANCADÃO DE ROLIMÃ


Art.1º. - Caberá à Comissão de Organização da Prova de Carrinho de Rolimã:

I – Designar a equipe de vistoria (fiscais de largada) dos carrinhos inscritos;

II – Prover a pista de corrida de todos os meios de segurança para evitar eventuais acidentes;

III – Designar os fiscais de pista e organizar as baterias;

IV – Dar assistência e proteção aos participantes;

V – Providenciar pneus velhos (que serão usados na pista), os quais serão objetos de segurança e serão

recolhidos e levados para a sua origem após o evento.

Art.2º. - Do dia, hora e local da prova:

I – Dia: 20 de maio de 2012

II – Treino livre: 8h às 9h

III – Abertura do evento: 9h30min

IV – Início da Prova: 10h (Categoria Pica-Pau)

V – Local da prova: Na Avenida Plácido de Castro, abaixo da rodoviária.

VI – A largada da prova terá o apoio de uma rampa de onde partirão os carrinhos e esta será organizada pela

Comissão de Organização.

Art.3º. – A participação dos pilotos será conforme as especificações abaixo:

1-Pica Pau - de 06 até 13 anos (madeira)

Com 4 rolamentos:

1-Rolimã Mirim - de 06 até 12 anos

2-Rolimã infantil - de 13 até 16 anos

3- Rolimã juvenil /Adulto– de 17 anos pra cima

4- Rolimã Feminino a partir de 15 anos

Força Livre:

1-Força Livre Mirim - de 10 à 13 anos

2-Força Livre Infantil - de 14 até 16 anos

3-Força Livre Adulto– a partir de 17 anos

4-Força Livre Feminino – a partir de 15 anos


Com 3 rolamentos:

1-Rolimã Infantil. de 10 a 14 anos

2-Categ. de 15 a 17 anos

3-Categ. à partir de 18 anos





Com roda de bicicleta:

1- Acima de 15 anos


Art.4º. – Das inscrições:

I - Idade mínima para participar: 06 anos.

II - Inscrições abertas a partir do dia 09/05/2012 até o dia 20/05 (às 9h e 30min)



III - Local das Inscrições: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer,

no horário de expediente : das 8h às 12h e das 13h e 30min às 17h e 30min (telefone: 55-3303 5863) ou pelo e-mail nunesrodrigues.gladisregina@gmail.com

IV- Os pilotos da cidade de Cruz Alta deverão retirar seu número de inscrição na secretaria, os pilotos de outro município receberão ao chegar no evento .Os menores de idade deverão estar acompanhado de um responsável, além de assinar um termo de responsabilidade até às 08h30min do dia da prova com a Comissão de Organização.

V- Para os menores de idade só será efetivada a inscrição mediante a autorização dos pais.

VI – No dia da prova, o piloto ao retirar seu número com a Comissão de Organização, deverá entregar 2 kg de alimento não perecível.

VII – É vedada a inscrição do mesmo carrinho por outro piloto ou competidor. Somente poderá se for uma inscrição no masculino e outra no feminino.

VIII – O piloto poderá se inscrever em mais de uma categoria, desde que não use o mesmo carrinho.

Art.5º. Da fiscalização:

I - Caberá a equipe de vistoria (fiscais de largada) julgar as condições de segurança do carrinho para a competição.

II - O piloto deverá manter -se, obrigatoriamente, sentado durante todo o percurso da prova, sendo proibido o uso de outra posição qualquer para a corrida, sob pena de ser eliminado da bateria.

III - As baterias serão organizadas mediante sorteio ou classificação.

IV - Será necessário para dobrar a segurança o uso de capacete, calçado fechado, proteção para ojoelho (sendo a calça comprida obrigatória , joelheira desejável , manga comprida). Correr de bermuda ou calção, mesmo usando joelheira, não será permitido.



V - Será permitido ao piloto retornar a corrida após uma queda desde que não incorra no que dispõe o artigo.

VI. O piloto tem o direito de reposicionar o carrinho no sentido correto, desde que não use esse artifício para “ganhar terreno”.

VII - Após cada corrida os pilotos deverão colocar o carrinho no veículo designado pela Comissão de Organização, ou retornar pelo trajeto indicado pela Comissão.

VIII - É vedado a pilotos e espectadores a circulação pela pista durante as provas.

IX - A área do grid de largada só pode ser acessada por pilotos e pela organização, ficando vedado qualquer tipo de reparo, assessoria ou similar nessa área . O piloto que não obedecer a esta regra estará sujeito a eliminação.

X- O limite máximo de alinhamento no grid de largada é de 03 (três) minutos antes da largada de cada bateria.

XI – Na chegada, haverá 2 linhas. A 1ª linha conta para classificação do piloto, desde que o carrinho e o piloto tenham passados completamente pela linha. Após a chegada o piloto deverá seguir até a 2ª linha, para estar em posição de segurança e evitar batidas dos corredores que chegam em seguida. O retorno para a largada somente poderá ser feito após a chegada do último piloto da bateria. O não cumprimento dessas regras de segurança implica na desclassificação do piloto na bateria.

XII – Cada piloto, ao passar pela 1ª linha de chegada, deverá ter o número visível e se possível, mostrá-lo, facilitando a leitura dos fiscais de chegada.

Art. 6º. - Caberá aos fiscais de pista:

I – Manter a Comissão de Organização informada se algum piloto tenha sido prejudicado.

II – Manter a Comissão de Organização informada de acidentes, incidentes e segurança da pista durante as provas.

III – Manter a Comissão de Organização informada de infrações e infratores.

IV- Orientar os disputantes, acompanhar a realização das provas, manter os espectadores nos lugares pré- fixados.

V - Manter a segurança da pista, colocando pneus nos locais com risco de batida, recolhendo objetos da pista e afastando animais da pista.

VI - Auxiliar pilotos acidentados e acionar a ambulância, quando necessário.

Art.7º. - A Comissão de Organização não se responsabilizará pelos acidentes de qualquer natureza, que porventura venham ocorrer no transcorrer das provas.

Art.8º. – Carrinho destaque:

I – Será premiado o carrinho destaque do evento:

II – O carrinho destaque é aquele construído de uma forma criativa.

Parágrafo único: O carrinho destaque será avaliado durante toda a prova, e não será necessário realizar a inscrição do mesmo para a premiação.

Art.9º. – Da construção dos carrinhos:

I – Não será permitida a colocação de qualquer tipo de mecanismo para impulsionar o carrinho.

II – Não necessariamente será obrigatória a presença de encosto, mas a Comissão de Organização orienta para

que os pilotos tenham uma forma de frear seus carrinhos.

III - O acionamento do freio deverá ser lateral ou estar localizado entre as pernas.

IV - Os carrinhos deverão estar isentos de partes perfurantes e/ou cortantes.

V – Não será permitida a colocação de pesos extras no corpo (ex. lastro de mergulho, colete de chumbo),visando aumentar o peso do conjunto carro/corredor.

VI - Não será permitido correr com objetos soltos no carrinho (ex: ferramentas, pesos, etc). Todos os objetos não fixados deverão ser retirados do carrinho.

VII - A construção de carrinhos em seus detalhes deverá ser de modo a oferecer o máximo de segurança ao piloto em qualquer das modalidades da competição.

VIII - Categoria rolimã: são carrinhos construídos com rolamentos, não será permitido rodas de patins, skate, carrinho de feira e carrinho de supermercado.

IX – Categoria Pica Pau – São carrinhos construídos somente de madeira, sem cobertura nas rodas (como borracha ou algo semelhante).

X – Categoria Livre – São carrinhos construídos com qualquer material, rodas de patins,skate,carrinho de feira e de supermercado, menos as rodas de bicicleta.

Parágrafo Único: Todos os carrinhos deverão obedecer as seguintes especificações: Comprimento no máximo 2,50 ( dois metros e meio), peso do carrinho no máximo 65Kg e a largura no máximo 1,50 ( um metro e meio) de asa/ eixo ou qualquer estrutura que dispuser o carrinho.

Art. 10º – Da desclassificação:

Será desclassificado o piloto que:

I - No início ou durante o percurso colocar os pés ou as mãos na pista para dar impulso no carrinho.

II - Danificar propositalmente outro carrinho durante as disputas.

III - Valer-se de recursos ilícitos como “fechamento” ou outros meios que venham a prejudicar os demais competidores.

IV - Alterar as especificações do seu carrinho após a vistoria.

V - Receber impulso de terceiros para a movimentação ou maior aceleração do carrinho depois da largada no meio do percurso.

VI - Não estiver inscrito para correr ou correr na bateria errada.

VII - Atingir de forma violenta ou deslocar do assento outro piloto com o artifício de “remada” de braços no ar para impulsionar o carrinho.

VIII - Tentar forçar o alinhamento do carrinho fora de prazo ou condições técnicas de corrida.

IX - Usar o carrinho (com o propósito de treinar ou brincar) antes e depois das baterias. A pista e demais ruas não poderão ser usadas, por motivos de segurança, sob risco de desclassificação do piloto.

X - Desrespeitar os fiscais de pista ou qualquer membro da Comissão de Organização.

XI – Agredir qualquer pessoa durante o evento.

XII – Piloto que subir na rampa sem autorização será desclassificado.

Art. 11. - Serão premiadas as seguintes modalidades com troféus + premiação surpresa o 1°, 2° e 3° Lugares de cada categoria.



1-Pica Pau - de 06 até 13 anos (madeira)

Com 4 rolamentos:

1-Cat. Mirim - de 06 até 12 anos

2-Rolimã infantil - de 13 até 16 anos

3- Rolimã juvenil /Adulto– de 17 anos pra cima

4- Rolimã Feminino à partir de 15 anos

Força Livre:

1-Força Livre Mirim - de 10 à 13 anos

2-Força Livre Infantil - de 14 até 16 anos

3-Força Livre Adulto– à partir de 17 anos

4-Força Livre Feminino – à partir de 15 anos


Com 3 rolamentos:

1-Rolimã Infantil. de 10 à 14 anos

2-Cat. de 15 à 17 anos

3-Cat. à partir de 18 anos



Com roda de bicicleta:

1- Acima de 15 anos


Parágrafo único: será premiado apenas um carrinho destaque.

Art.12. – Recursos e protestos.

I - Todas as reclamações devem ser comunicadas à Comissão de Organização por escrito.

II - Os casos omissos serão julgados pela Comissão de Organização.

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